Começar de novo… Tudo???

Publicado: 14/01/2010 por BigDog em Isto é Brasil...

A imagem ao lado faz parte da campanha “Começar de Novo” do CNJ, destinada a cadastrar empresas dispostas a recolocar no mercado de trabalho ex-detentos que tenham encerrado o cumprimento das penas privativas de liberdade respectivas. O lado esquerdo representa o cidadão de volta ao trabalho, e o da direita retornando ao crime. Pode ser paranóia da minha cabeça, mas não parece que o esteriótipo do marginal está descambando para o racismo puro e simples? O trabalhador, todo limpinho, branquinho e barbeado contrasta com um criminoso de cor de pele mais escura, com barba por fazer e aparentemente sujo. Eu sei que o perfil do condenado no Brasil é este mesmo: preto e pobre. Colarinhos brancos e grandes golpistas raramente vão para a cadeira, por isso não teriam porque necessitar de uma vaga de trabalho após cumprirem suas penas. Mas um órgão como o CNJ não precisava deixar isso tão claro. Parece que o preconceito está tão arraigado que alcançou os escalões que deveriam lutar incessantemente para evitá-lo. Posso estar exagerando – não seria a primeira vez – mas acho que alguém do marketing institucional pisou feio na bola…

comentários
  1. Wolfarth disse:

    Pisaram feio mesmo. Eu, por exemplo, vivo com barba por fazer, podendo ser claramente tipificado como um ex-detento, segundo o Governo. Se eu tomar sol e me bronzear, vou ficar só esperando o “teje preso, mermão”. Me errem!

Deixe um comentário

