Começou a Copa do Mundo 2010!

Publicado: 06/12/2009 por Wolfarth em Tosco Futebol Clube

No dia 04/12/2009, a FIFA promoveu o sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2010. A imprensa e os torcedores esperavam por um chamado “grupo da morte”, o que acabou por não acontecer. O que resultou do sorteio? Composições bastante equilibradas, como jamais se viu antes, pois em outras edições haviam sido sorteados grupos fracos e fortes, senão vejamos:

 

Grupo A — ÁFRICA DO SUL – MÉXICO – URUGUAI – FRANÇA — Antes do sorteio, existia um certo temor das seleções cabeças-de-chave em ver a França sorteada em seus grupos. Pois a França acabou caindo exatamente dentro do grupo do país-sede, o mais fraco dos protagonistas. Nada de mais, se não fosse o fato de o México (a melhor seleção do pote 2) e a Celeste Olimpica (bicampeã mundial) integrarem a mesma disputa. Digamos que o grupo A é promissor, pois haverá risco de vermos uma seleção da casa eliminada na Primeira Fase pela primeira vez na história, ou mesmo uma França vice-campeã em 2006 novamente rastejando aos pés dos demais, como fez em 2002.

Meu palpite: Grupo A — 1º México, 2º Uruguai, 3º França, 4º África do Sul.

 

Grupo B — ARGENTINA – NIGÉRIA – CORÉIA DO SUL – GRÉCIA — Os hermanos tiveram muita sorte. Vão pegar seleções medianas, que não devem impor maiores dificuldades à aspiração argentina de ser líder da chave. Se existe um grupo relativamente fácil na Copa 2010, este é o grupo. A disputa irá se limitar ao segundo lugar. Os coreanos não evoluíram muito nos últimos anos. Os nigerianos já não possuem a mesma qualidade dos anos 90. A Grécia parece ter a equipe mais sólida, defensivamente. Se manter o padrão, passará de fase.

Meu palpite: Grupo B — 1º Argentina, 2º Grécia, 3º Coréia do Sul, 4º Nigéria.

 

Grupo C — INGLATERRA – EUA – ARGÉLIA – ESLOVÊNIA — Outro exemplo de chave acessível para o cabeça-de-chave, no caso o english team. Os ingleses incrementaram tecnicamente sua seleção ao longo dos últimos anos e devem atingir as semifinais pela primeira vez desde 1990. Não vejo muitas chances para os argelinos e eslovenos na disputa com os norte-americanos, tendo em vista a notória evolução do futebol praticado pelos filhos do Tio Sam, que são favoritos ao segundo posto, algo inédito desde 1994.

Meu palpite: Grupo C — 1º Inglaterra, 2º EUA, 3º Eslovênia, 4º Argélia.

 

Grupo D — ALEMANHA – AUSTRÁLIA – SÉRVIA – GANA — Na minha modesta opinião, trata-se de uma das chaves mais complicadas da Copa. Na verdade, os alemães despontam como favoritos ao primeiro posto. Porém, poderão acontecer surpresas nos jogos contra Sérvia e Gana. Tudo vai depender do aspecto anímico da Mannschaft. Não tenho dúvidas de que os sérvios melhoraram seu futebol e não repetirão o fiasco de 2006 (32º lugar). Gana e Austrália, a despeito de terem atingido as 8ªs-de-final na Copa passada, dessa vez terão de suar muito para vencerem os europeus.

Meu palpite: Grupo D — 1º Alemanha, 2º Sérvia, 3º Austrália, 4º Gana.

 

GRUPO E — HOLANDA – DINAMARCA – JAPÃO – CAMARÕES — A laranja mecânica e a dinamáquina são times cuja força coletiva não deve ser desprezada pelos demais. Os nipônicos correm muito e estão melhorando tecnicamente a cada competição. Já os camaroneses são Eto’o e mais 10. A briga vai ser boa, mas a Holanda tem muito mais qualidade que seus concorrentes. A expectativa é que poucos gols serão marcados nos jogos desta chave, principalmente devido aos esquemas mais defensivos utilizados pelos seus participantes.

Meu palpite: Grupo E — 1º Holanda, 2º Dinamarca, 3º Camarões, 4º Japão.

 

GRUPO F — ITÁLIA – PARAGUAI – NOVA ZELÂNDIA – ESLOVÁQUIA — Outro grupo aparentemente fácil, devido à barbada que deverá ser enfrentar os neozelandeses. Os All Whites devem perder todas suas partidas e o objetivo é não tomar goleadas. A Eslováquia não assusta ninguém, pois não tem jogadores nas grandes ligas européias. Logo, não veremos sofrimento da Azzurra, que virá levemente renovada depois de algumas partidas terríveis nos últimos 2 anos. Nossos vizinhos paraguaios levaram um bocado de sorte e a classificação é viável.

Meu palpite: Grupo F — 1º Itália, 2º Paraguai, 3º Eslováquia, 4º Nova Zelândia.

 

GRUPO G — BRASIL – CORÉIA DO NORTE – COSTA DO MARFIM – PORTUGAL — Na opinião da maioria dos jornalistas e torcedores, o grupo mais difícil da Copa 2010. Mesmo considerando a possível fragilidade dos norte-coreanos (ninguém conhece o time deles), o fato é que brasileiros, africanos e portugueses eram favoritos antes do sorteio. Agora, com os três na mesma chave, um deles ficará de fora. A seleção brasileira não parece que vai embora cedo, pois acertou o pulo nas mãos do Dunga. Inegavelmente, a Costa do Marfim tem um excelente time e vai causar estragos contra qualquer adversário, sendo candidata a atingir as semifinais.

Meu palpite: Grupo G — 1º Brasil, 2º Costa do Marfim, 3º Portugal, 4º Coréia do Norte.

 

GRUPO H — ESPANHA – SUÍÇA – HONDURAS – CHILE — A fúria promete passear em campo nos primeiros 3 jogos. Não há a menor chance para os demais, pois os espanhóis praticam o melhor futebol da atualidade. Únicos a não falar castellano na chave, os suíços estão muito bem e sua defesa não se parece nem um pouco com os queijos feitos no país. Sinceramente, os chilenos estão muito faceiros e não tem bons zagueiros: vão fazer muitos gols e levar outros tantos. E Honduras, em guerra civil, não deverá ser belicosa com seus oponentes.

Meu palpite: Grupo H — 1º Espanha, 2º Suíça, 3º Chile, 4º Honduras.

 

Então é isso! Façam suas apostas que o show vai começar em seis meses. Diferente de outros mundiais, este será disputado no inverno (com temperaturas mínimas em torno de 0°C a 5°C), com jogos em algumas cidades com altitude de 1.500 m e sem que o país-sede seja favorito.

Falando em favoritos, os meus são Espanha, Brasil, Inglaterra, Argentina e Costa do Marfim. Um destes deve ganhar a Copa 2010.

E os teus?

Anúncios
comentários
  1. Alexandre disse:

    Nada como ler tuas observações futebolísticas nobre colega!
    Bom, meus palpites:
    Gostaria de ver a Espanha campeã, é um time que sempre promete e nunca cumpre. Acho o campeonato espanhol mais forte que qualquer outro, porém o excesso de estrangeiros dificulta a formação de uma boa base para a seleção. Espero que isto mude a partir de uma conquista destas.
    Mas gostaria de ver uma seleção africana campeã; não acompanhei as eliminatórias, não sei como estão as equipes africanas. Acho que o Parreira pode surpreender com os Bafana-Bafana (lembra daquele time do Inter que tinha o centroavante Luiz Claudio como craque!?), ele é mestre em montar times bons com jogadores não tão bons.
    Argentina: tem chance, mas não gostaria de vê-los campeões, principalmente pela figura do Maradona, que a despeito de ter sido um excelente jogador, é uma péssima personalidade para o futebol.
    Inglaterra: gostaria de vê-los campeões, pois seria o primeiro título verdadeiro deles! Acho que eles tem futebol para isto.
    Italia: Por pior que estejam, sempre são favoritos. Eita camisa que pesa!
    Holanda e Dinamarca: não sei como estão; mas a Holanda normalmente monta times ofensivos, e isto não dá título a ninguém! Dinamarca que o diga…
    Para dar um palpite melhor, precisaria ver os cruzamentos a partir das oitavas de final (me esquivei!!!)
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s