Quase futebol

Publicado: 08/11/2008 por Crânio em Fórmula 1

O ano da graça de 2008 foi premiado com uma das melhores, quiçá a melhor, decisão do campeonato mundial de Fórmula 1. O campeonato, desde o início, já mostrava que este ano a competitividade voltaria a níveis decentes e a imprevisibilidade retornava, melhorando o espetáculo.

Depois de muito tempo, voltamos a ver motores explodindo nas últimas voltas, disputas internas nas equipes, novos vencedores (3 este ano), e até uma nova equipe vencedora. Nas 18 etapas, foram 7 pilotos diferentes a cruzar em primeiro a linha de chegada e 4 diferentes equipes a vencer uma etapa. Comparação, nos “anos Schumacher” a média era 4 pilotos e 3 equipes diferentes alternando-se na vitória.

O campeonato mostrou-se aberto desde a sua metade, onde viu-se que Ferrari não teria uma vantagem tão grande e que outras equipes poderiam, a partir de estratégia ou braço de piloto, reduzir a diferença em relação a Ferrari e McLaren. E as etapas finais mostraram que o campeão seria definido nos detalhes. Quando digo detalhes, leia-se acerto na escolha de pneus, no ajuste do carro, na estratégia de corrida.

Mas o final do campeonato parece que, ou inspirou-se no futebol (que é uma eterna caixa de surpresas) ou algum roteirista de suspense resolveu ditar os rumos da prova. E o resultado é que tivemos “dois campeões” num espaço de 20 segundos. Impressionante.

1117 voltas e a decisão ficou para a última volta; 28h38´41 segundos de corrida, e passados 20 segundos do final da última etapa e ainda não tínhamos certeza de quem seria o campeão. O campeonato foi decidido ao apagar das luzes, em apenas 0,02% do tempo de disputa. Nos últimos 0,02%!

Não foi a mangueira pendurada na etapa de Singapura; talvez o motor explodido na Hungria. Quem sabe os desastrados GPs da Inglaterra e da Malasia que tiraram o campeonato de Felipe Massa. Não tiraram porque ele chegou a ser campeão, por 20 segundos ele foi campeão. Pena que só por 20 sagundos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s