Ingleses

Publicado: 21/05/2008 por Wolfarth em Tosco Futebol Clube

Manchester United 1 x 1 Chelsea (6×5 nos pênaltis)

A supremacia dos clubes ingleses na Liga dos Campeões da Europa de 2008, bem como nos anos anteriores tem sido sintomática. Real Madrid, Barcelona, Milan, Internazionale, Bayern München, Lyon, são todos grandes clubes, endinheirados, opulentos, lotados de grandes jogadores das mais diversas nacionalidades. No entanto, as equipes britânicas estão atravessando seu auge em 2008, algo que não se via desde o final dos anos 70 e início dos anos 80, quando Liverpool, Aston Villa e Nottingham Forest assombravam as competições européias.

Acredito que a diferença dos clubes ingleses para os demais grandes clubes da Europa não é apenas investimento ou pujança econômica. É organização, metodologia, perseverança e excelência nas contratações.

Observem, meus caros, que os times da Inglaterra não investem nos atletas em fim de carreira. Não contratam jogadores que não tenham sido convocados ao menos 3 ou 4 vezes no último ano para suas respectivas seleções nacionais. Ainda, não escolhem boleiros pelo simples fato de que são famosos (Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, etc), mas sim visando um encaixe e adaptação dos mesmos na equipe de forma a privilegiar o jogo coletivo.

Enfim, são vários motivos que estão levando a liga inglesa (Premier League) a ser a mais badalada e assistida do mundo. Também são inúmeras as circunstâncias que delegam aos clubes ingleses o monopólio da final da Champions League 2008.

Não sou exatamente um apreciador das coisas estrangeiras ao extremo, tampouco posso ser considerado xenófobo, mas tenho uma certa inveja do estágio atual que vive o futebol inglês, bem como o europeu no geral. Muitos vão me chamar de insano, mas penso que a Copa do Mundo de 2014 poderá alavancar o futebol nacional em termos de organização e investimentos.

Evidentemente, tal questão já foi pauta de inúmeras assembléias da ABRIC, sempre contestada de forma dura e intransigente pelo ilustre amigo BigDog, o “Tomás de Torquemada” da candidatura brasileira, o qual insiste em vergastar a idéia por entender que haverá inevitável desvio de dinheiro das burras do erário público.

Um dia, quem sabe, deixaremos de suspirar nas partidas dos campeonatos europeus e poderemos ter o retorno da qualidade e da soberania do futebol nacional. Enquanto esse dia não chega, palmas para os clubes ingleses.

Anúncios
comentários
  1. Crânio disse:

    Sou extremamente a favor da Copa do Mundo no Brasil. Além de alavancar o futebol profissional e organizado, irá resolver o problema de algumas dezenas de garotos sem futuro que serão descobertos por estrangeiros. Claro que teremos que aguentar o ufanismo midiático, mas isto é apenas um senão dentro de uma série de ganhos. Inclusive a questão da infra-estrutura, que é o ponto combatido. A pergunta: por que não fazem estas obras antes da copa? Por que não renderia votos, esta é a simples resposta. Então, que venha a Copa para que se façam estas obras!!!

  2. BigDog disse:

    E digo mais uma vez: não, sou contra, nem pensar… Um país tem que ter um mínimo de vergonha na cara para não aguardar eventos de grande porte para investir em infra! Dá para fazer melhorias nas vias públicas e no transporte coletivo para a Copa? Então porque não como regra? Vai haver geração de novos empregos e investimentos em publicidade com o evento? Certamente, mas e depois? Não que eu não queira ir num jogo de copa do mundo no Beira-Rio, não é isso. O fato é que a roubalheira vai graçar. Trocando em miúdos: daria para fazer até mais do que será feito, sem a institucionalização do “me dá o meu” em razão do prazo exíguo. Por isso, não deveria haver Copa do Mundo no Brasil!!! E o desenvolvimento do futebol profissional no país, se os amigos me permitem, é a questão que menos remotamente me preocupa na atual conjuntura.

  3. Felipe Wolfarth disse:

    Assembléia da ABRIC já! Temos que discutir esse assunto mais profundamente, de preferência fomentado pelo precioso líquido fermentado…

  4. Crânio disse:

    Assembleia já, para discutir o assunto e comemorar mais um recorde de visualizações. 1061 pessoas ficaram mais confusas no mês de maio do ano da graça de 2008. Parabéns aos nobres colegas por escreverem cousas deveras confusas que trazem interesse a patuléia!!!
    Abraço e boa cervejada a todos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s