Me ajudem a pensar

Publicado: 10/04/2008 por Crânio em Um muito sobre nada...

Um tema que vem mexendo com meus neurônios altualmente é a questão econômica global e local (leia-se Brasil).

Queda do dólar, aumento do preço do petróleo, aquecimento global e suas consequências econômicas, emergentes tornando-se potências, potências tornando-se micos, queda das bolsas e tantos outros títulos em jornais, internet e telejornais chamando pelo tema que é impossível passar incólume por este assunto. Muita gente é seduzida a formular suas teorias a cerca do futuro da economia mundial. Não sou excessão, e por ter acesso a um blog, posso deixar registrado minha opinião e também colocar minha “cara a tapa” com minhas idéias.

A parte que mais chama atenção são as explicações dos apresentadores.

Na segunda-feira (hipotético): “bolsas caem devido rumores da queda da atividade econômica nos EUA; dólar acompanha queda e também se desvaloriza”.

Terça-feira: “bolsas se recuperam impulsionadas por declarações do FED; dólar tem valorização”.

Quarta-feira: “bolsa brasileira descola das bolsas mundiais e sobe, apesar da queda das bolsas mundiais; dólar sobe com intervenção do BC”.

Estas considerações anteriores são baseadas em muito que já ouvi e vi nos meios de comunicação. A partir delas posso montar explicações para os próximos movimentos econômicos:

“Bolsas caem devido anúncio do BC da Suazilândia e dólar cai porque investidores descobriram que o Crânio resolveu comprar dólares”.

“Bolsas sobem porque houve surto de espirros no Lesoto; dólar sobe porque o Crânio achou que era um mico comprar dólares e vendeu todos os 10 dólares que tinha comprado”.

Palhaçadas à parte, as explicações na mídia para as variações dos índices beiram o ridículo. Imposível o mercado preocupar-se com dados econômicos em um dia, e com isto colocar-se como vendedor (onde está escrito mercado leia-se grandes especuladores que movimentam trilhões de dólares nas bolsas de valores mundo afora e não você pobre mortal que está lendo este blog e tem “dezmirréis” em papéis da Petrobras e da Vale) reduzindo o valor das ações e, 12 horas depois entrar em euforia e sair às compras igual mulher em shopping em tempo de liquidação, valorizando papéis até do boteco da esquina.

Teoricamente (sim, apenas teoricamente), o valor das ações de uma empresa deveriam estar relacionados à performance desta empresa em seus mercados de atuação e ao real interesse dos mercados em relação a estes produtos e a necessidade destes.

Petróleo idem: o mundo move-se a petróleo; o “ouro-negro” transformou-se no sangue que dá vida ao sistema capitalista. Não é um espirro na Nigéria que irá mudar a cotação do petróleo, pois a necessidade mundial continuará tão inalterada quanto antes, e não pode-se imaginar que de um dia para outro teremos mudanças substanciais na forma de utilização que conseguiremos deixar a dependência desta fonte de energia.

O que escrevi nos parágrafos anteriores é apenas para justificar minha posição acerca do asunto: os atuais movimentos econômicos (“volatilidade” da bolsa e da cotação do petróleo) são engendrados por grandes especuladores, que deixam todos a mercê de seus caprichos financeiros e busca desenfreada de lucros. Que esta movimentação e volatilidade existe porque estes agentes econômicos (especuladores) conhecem o “caminho das pedras” para o lucro máximo. E que as mídias utilizam estes dados da volatilidade para espalhar pânico (nada melhor que o medo para controlar) na população que não utiliza os neurônios para guardar dados históricos e raciocinar sobre eles.

E a parte mais difícil (ou mais bizarra) é encontrar justificativas novas ou velhas para os dados que são apresentados.

Não quero justificativas. Quero que apresentam mais dados para que minha idéia sobre o assunto possa ser melhor formulada!!!

Anúncios
comentários
  1. Crânio disse:

    Desculpe a invasão!!! Era para ter escrito para o barbeiragem e acabou caindo aqui.
    Barbeiragem minha!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s