Qual é o esquema?

Publicado: 06/03/2008 por Wolfarth em Tosco Futebol Clube

Tenho ouvido e lido muito sobre um certo “carrossel Colorado”, esquema tático supostamente utilizado pelo Inter em 2008. Bobagem. O que se vê são 7 atletas atacando quando a posse de bola é vermelha e 9 jogadores defendendo quando o time rival está com a bola. Aliado à isso, muito entrosamento e alguma técnica de jogadores como Alex, Fernandão e Iarley.

Vejam. Não há nada de espantoso, espetacular ou mesmo inovador. Além do mais, excetuando-se a Copa Dubai, quais adversários exigiram extremo esforço do Inter?

A imprensa, essa instituição secular, de quem tanto necessitamos e também muitas vezes abominamos, trata sempre de querer impor pontos-de-vista e viciar a opinião dos incautos. Porém, quando a coisa não sai da forma planejada, são os primeiros a mudar de lado. Algo como o inesquecível Augusto dos Anjos descreveu certa vez em seu poema Versos Íntimos:

“… Toma um fósforo, acende teu cigarro!

O beijo, amigo, é a véspera do escarro

A mão que afaga é a mesma que apedreja…”

Já conheço a imprensa de outras temporadas. É muito fácil elogiar agora, quando não há tanta cobrança, e depois sentar o cacete no clube caso seja eliminado n’alguma competição, em um momento de infelicidade. Aí, o esquema era ruim, faltavam jogadores, pau no Abel, enfim.

Deixem o Inter. Foi difícil para o Abel Braga atingir esse nível, obter o entrosamento dos jogadores, ter um pouco de tempo para treinar. Confesso que não gosto de falsos otimismos e de elogios embasbacados da imprensa marrom (e gremista) que atua em nosso Estado.

De mais a mais, esses 12 primeiros jogos que o Inter disputou no ano não significaram absolutamente nada em termos de Gauchão e Copa do Brasil. Vamos esperar jogos mais difíceis para podermos dizer algo que soe como definitivo em termos de esquema tático do time. Afinal, qual é o esquema?

Anúncios
comentários
  1. BigDog disse:

    Masahhhhh… Augusto dos Anjos? Meu, já ouviu falar em Chivas Regall?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s