Triglicerídeos e modernas técnicas de tortura.

Publicado: 07/02/2008 por BigDog em Chef Charlatão., Nem fodendo...

Triglicerídeos são uma forma de gordura que circula na corrente sanguínea e é armazenada no tecido adiposo do corpo. O nível alto de triglicerídeos está associado a um aumento no risco de doenças do coração, especialmente em conjunto com colesterol alto e outros fatores de risco. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é só uma dieta com excesso de gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos. O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral fazem a concentração de triglicerídeos no corpo aumentar. (fonte: Corpo Perfeito)

E eis que depois de anos de muito abuso da comida farta, gordurosa e apetitosa, o corpo resolveu reclamar, indicando um nível de triglicerídeos muito acima do normal. E lá me fui pegar dieta com nutricionista para baixar o dito-cujo. O problema é que só dieta não adianta, o camarada precisa fazer atividades físicas para ajudar o organismo a se livrar do tal entupidor de veias. Não é mole abrir mão de pão branco – o Santo Graal de todo gordo -, massas e, ai meu Deus, pizza, mas é muito pior ser forçado a fazer exercício. Falando sério, eu simplesmente abomino ficar fazendo força à toa, sem produzir nada de útil. Se você caminhar durante uma hora em uma velocidade constante de 5 km/h, terá percorrido exatamente a distância de zero metros se considerado o ponto de referência e partida, sua casa. Mas, como também não quero partir para uma melhor tão rápido, lá fui eu caminhar nas férias. Consegui, incrivelmente, reduzir cerca de três quilos durante este período, o que é muito bom, se considerarmos que normalmente o camarada come muito mais e com mais prazer nas férias. Só que na volta não me adaptei muito à caminhada nas ruas da cidade, isso sem falar nos dias de chuva. Então, me inscrevi em uma academia para fazer os benditos exercícios todos os dias, mesmo odiando, mesmo me achando um idiota. A única saída é baixar audibooks e podcasts para o iPod e ouvir durante o exercício, o que pelo menos faz com que aquela maldita hora diária não seja uma total perda de tempo. O que mais me incomoda, na verdade, é ouvir falar em “treino”. O instrutor, um rapaz bem simpático, está sempre dizendo que eu estou fazendo treino de adaptação, que depois vai elaborar um treino definitivo com base nas minhas características e necessidades. Pelo amor de Deus, treino significa, intrinsecamente, a preparação para algo que se vai fazer depois. Eu não estou treinando para nada, só quero perder peso e baixar os triglicerídeos. Não, me recuso a treinar. Estou é me martirizando, isso sim. Agora, vou avisando: nem me venham com papo de parar de fumar! Só quero viver um pouco mais que a expectativa atual, não ser canonizado! Saudável, ma no troppo!!!

Anúncios
comentários
  1. […] o argumento “como faço para baixar os triglicerídeos” já trouxe muita gente para este artigo que escrevi, embora ele não seja a resposta adequada à pergunta. Mas, pelo aumento significativo […]

  2. Dara disse:

    Prezado,
    apanhei ontem o meu resultado de triglicerides!!
    Ai, ai Deus!! Eu amante das massas e carnes grodurosas, estou perdida!!

    A nós toda força e vontade, boa sorte, saúde!!

    Abraços

    Dara

  3. sidney valdo vsconcelos disse:

    tenho colesterol muito alto, e triglicerios tambem, como faco para reduzir este dois inimigos

  4. sidney valdo vsconcelos disse:

    exste alguma dieta a fazer

  5. BigDog disse:

    Sidney, no meu caso dieta pobre em carboidratos e exercícios. Mas precisas ver com teu médico, que cada pesoa tem uma característica própria. Eu estava tendo tonturas e cansaço excessivo, o que indicava certo comprometimento cardíaco. Mas não posso te indicar nada, porque não sou médico e não tenho o menor conhecimento de causa. Grande abraço, e obrigado por ler o blog.

  6. CLEMILDA disse:

    MEU TRIGLICÉRIDEOS CHEGOU A 1150MG . QUE HORROR. NÃO SEI O QUE FAZER

    • cezar disse:

      o meu triglicerídeos é tb muito alto(toda a familia possui) nao gosto de tomar estes remedios quimicos ,que me fazem muito mal, mas para baixar nao vejo outro remedio a nao ser tomar. vc conseguiu algum jeito de baixar?

  7. Ricardo Thuler disse:

    Muito bom seu texto e engraçado também Academia (ecaaaaaa)

  8. valdir adão assmann disse:

    estou com tudo alto, glicose, colesterol e triglicerideos, se fizer somente a dieta
    vai baixar ou terei que fazer academia e tomar remedio.

    grato
    kiko 49 anos

  9. BigDog disse:

    Não, não, não… Não somos médicos, não entendemos nada do assunto. Assim como você, sou um paciente seguindo orientações clínicas específicas, e acho que deves seguir estritamente o que o responsável recomendar. Só posso dizer que dieta e exercício, desde que acompanhados por profissionais competentes, não fazem mal a ninguém…

  10. vado disse:

    tenho 54 anos minhas taxas são muitos altas alem de tudo minha pressão é muito alta tomo bastante remedios e faso cademia estou me setindo bem

    • BigDog disse:

      Que triste, Vado…

      • Luciana disse:

        Também estou com os tais triglicerideos nas alturas, e com uma dieta nas mãos, ontem fui ao supermercado e fiquei deprimida, com vontade de chorar, não sei o que compro nem o que como, trabalho o dia todo e meu periodo de almoço é muito corrido, e era tão prático me alimentar, rss
        Acabou a moleza, agora pra sobreviver tenho que mudar tudo, tudo…Não sei por onde começar…

  11. Alexandre disse:

    meu triglicerideos é de 1400, o que faço para diminuir?

    • BigDog disse:

      Adquirindo nosso exclusivo programa de redução de triglicerídeos. É só mandar o número do seu cartão de crédito, com o código de segurança, que estaremos colaborando efetivamente para a redução de sua renda e, portanto, da quantida de comida ruim que você ingere. Simples assim.

  12. Giuliana Rodrigues disse:

    Meu marido chegou meio apavorado em casa, ontem, pq os triglicerídeos dele indicaram 700. Hoje, buscando receitinhas na internet que me ajudem a nao ficar viúva tão cedo, encontrei seu texto – RI MUITO!
    No mínimo vc pode partilhar sua história com uma infinidade de pessoas com o mesmo problema, sem realmente virar santo… e espero que nem ANJO..! Abraços!

  13. CARLOS RENATO ALVES MARINS disse:

    Amigos, estamos na mesma merda. Acabou a moleza! Adeus churrasco, adeus cerveja! Que venham a rúcula, a berijela e o brócolis

  14. Mara disse:

    Meu Deus se esses nºs q vi ai são verdadeiros eu sou a mais bonitinha,o meu triglicérides chegou aos 280 a minha endocrinologista fez o maior assombro. e ja me passou remédio….aff.Meu Deus tô salva, aqui só tem fera no trigliderides….rsrsrsrs

  15. MONICA disse:

    MONICA :
    POXA EU TO COM 398 DE TRIGLICERIS SERA Q ESTA TÃO ALTO ASSIM COMECEI FAZER ACADEMIA A 15 DIAS E COMO SÓ BROCOLIS GILO ACELGA ALFACE …. E AINDA TO TOMANDO TERMOGENICO , VAI UMA DICA AI TERMOGENICO LIQUIDO A GORDURA SAI NA URINA EM 15 DIAS PEDI 3 KILOS .
    BJSS A TODOSSSS

    • BigDog disse:

      Não entendi muito bem teu comentário, Mônica, mas acho que não é correto indicar qualquer tipo de substância/medicamento sem embasamento médico. Obrigado pela participação.

  16. Cristian disse:

    Nossa, que isso, adoro um doce, pizza, hamburgueres, salgadinhos fritos, sorvete, CERVEJAAAA, essas todas delicias e muito mais. Fui na minha médica ontem levar meus exames, meu infeliz do TRIGLICERÍDEOS, COLESTEROL RUIM ALTO E O BOM BAIXO meu infeliz do TRIGLICERÍDEOS está em 803, PUTZ, minha médica quase me matou… mas de tristeza, q terei q cortar isso tudo, e ja me passou o remédio para baixar o infeliz do TRIGLICERÍDEO… e olha q eu não sou gordo, tenho um corpo muito bom, ou seja, cortando isso tudo eu vou secar e não quero secar…. ficar igual a um palito. Voltarei para a academia e voltar a malhar, mas gostaria de tomar meus suplementos alimentares, mas com este caso nem sei se poderei tomar meus suplementos… terei q malhar e ficar seco coisa q não gosto. Alguem poderia me informar se eu poderia tomar meus suplementos alimentares com essas taxas altas?

  17. Francisco V S Cunha disse:

    Pessoal,muita atenção.. sofro desse mal do triglicerídeos a mais de 25 anos, sou magro, sempre pratiquei esportes , nunca fui de comer muito, porém sempre chegou perto dos 1500, isso tomando fenofibratos. Hoje perdi 9 kilos, estou com 70 kg, parei de beber, e entrei em alimentos que tenham soja, embora coma de tudo muito moderadamente, e continuo fazendo exercicios e tomando fenofibratos. consegui em 6 meses depois de tantos anos baixas para 130. Porém o mais grave de tudo é uma coisa chamada gordura no figado (hepatomegalia ou Esteatose) coisa que poucos se atentam,e que causa sirose. a reversão desse caso é demorado e só acontece com a redução da circunferência da cintura. Hoje já é constatado que o maior indice de sirose está vinculado a obesidade, inclusive nós jovens. verifiquem seus figados. abraços

  18. cesaltina disse:

    Tenho colostero, levo a vida inteira a tomar comprimididos, gostava de evitar os doces é a unica coisa porque gorduras não as como.
    Como hei-de faze para comer um bolinho ou um jeladinho?
    A minha filha tem trigliciridos, agora está a evitar mais os bolos, mas gosta muito de manteiga no pão. O que podemos fazer para melhorar de sem comprimidos?

  19. Alaim Batista disse:

    Amigos… Tenho problemas antigos com triglicerídeos desde 2000, vejam bem o ano 2.000. Nesse ano minha taxa desse bagulho chegou a 800, comentei com um amigo meu engenheiro químico e o mesmo me disse. – Não esquenta, o meu chegou a 1000 e eu não morri. que isso não sirva de lição pra ninguém viu!!!!Fiz um tratamento: posso lhes comentar, mas não indicá-los, pois todos nós sabemos que cada corpo é um corpo e não podemos ser um corpo que cai. pois bem, passei a fazer 4 vezes caminhada na semana baseada numa dieta a base de arroz branco e frango ou carne grelhada. Cortei meu vício de comer 3 pães pela manhã com presunto e queijo e passei a comer torradas moderadamente durante o café. Cortei a cerveja das quartas feiras nos jogos do brasileirão e tomovava moderadamente nos fins de semana. Então pessoal…passados 40 dias nessa luta infindável, voltei novamente a meu médico que repetiu-me os exames: TRIGLICERÍDEOS: 250 mg. Nossa!!! pra mim foi demais, comemorei. Hoje estou novamente no mesmo dilema. TRIGLICERÍDEOS: 590. 40 dias novamente de gancho. Mas olho o lado bom…pelas festas de fim de ano com certeza estarei postando aqui: TRIGLICERÍDEOS: 150 mg. COLESTEROL: 140 MG. Vamos lá pessoal. Vamos juntos nesta luta contra esse mal que já matou muita gente em anos anteriores, onde não se tinha conhecimento, ou apenas as pessoas comentavam: fulano morreu de banha no coração. Mal sabiam que já poderia ter sido isso. Por isso, convoco a todos. ABAIXO O TRIGLICERÍDEOS…..LITERALMENTE

  20. Carpegiani Maia Costa disse:

    Fiz um exame em janeiro e meus triglicerideos deu 440, tomei lipidil durante um mes e parei, fiz outro exame agora em dezembro e deu 1700.

  21. marisa disse:

    envelhecer não presta,guando mais nova comia-se de tudo sem se preocupar em engordar ou colesterol ou trigliceres .hoje tenho 46 anos e to na luta contra o colesterol e trigliceres alto é uma chatisse,e ainda por cima tenho que caminhar ,mas com certeza não vou abandonar minha cervejinha no final de semana

  22. renato maia disse:

    gente eu sofro muito com o meu triglicéris e colesteról,geralmente eles sobem,dai eu pico a beringela em cubos,bato no liquidificador uma beringela pra 1 litro de agua ,depois côuo ela guardo na geladeira,e bebo durante o dia três a quatro copos como se fosse agua,geralmente no outro exame já está tudo normal,a beringela é exelente,pelo menos meu organismo responde bem,mais nem todos somos iguais,tem gente que bebe uma colhar de sopa por dia de vinagre de maçã,só que meu estômago rejeitou.espero que alguem melhore com a beringela,hÁ já ia esquecendo,uma boa caminhada de 30 minutos por dia tambem ajuda muito,só que dificilmente faço,tenho preguiça;

  23. Renata disse:

    Olá Tenho 32 anos e a umas duas semanas descobri que meu triglicerides esta em 1022, agora cortei carboidratos e gordura e estou tomando lipless 100 mg e omega 3 tdoso os dias..em quanto tempo vcs acham que a taxa volta ao normal?

    • Wolfarth disse:

      Renata! Acho que tua taxa volta ao normal rapidinho. É só cortar as porcarias do teu cardápio e comer produtos integrais e naturais. Afaste as frituras, os açúcares a as gorduras. Tu vais ver que tua vida vai mudar radicalmente.

  24. Madalena disse:

    Puxa vida, obrigadas gentes!!! Acabei de pegar meu exame e deu 868…entrei num pânico achando que ia ter um avc agora…kkk. Ou um enfarto. Jesus como a gente sofre né? pior é que eu caminho 1 hora por dia todos os dias…então, é o doce mesmo! Vou ainda tentar a beringela, vamos ver no que dá.

  25. Caio Fernando disse:

    Show de comentários! Tambem estava bem preocupado e entao comecei a pesquisar e achei muito bom, pelo menos mais aliviado. Peguei meu resultado de triglicerideos hoje e deu 779, fique pensando, nao vou agüentar mais um Inverno, rsrsrsrsrs. Vamos contar a cerveja e churrascos pra ver se baixa, e tentar caminhar que eu acho pior!! Abraço a todos!

  26. Livia disse:

    Ola,
    eu venho sentido muito cansaco, algo inexplicavel, cansaco como nunca tive em minha vida…crises de enxaqueca e ate dificuldade de respirar, um pouco de taquicardia e tal. Meu medio pediu exame de sangue e acabo de descobrir uma taxa de quase 600 de triglicerideos com 30 anos e uma alimentacao nao muito ruim…mas ganhei 25 kg nos ultimos 2 anos por causa de uma medicacao q tive q tomar, e mesmo sempre em dieta, nao consigo perder. Fiquei lendo q a dislipidemia nao da sintomas, e acabei achando seu site, com vc dizendo q teve cansaco e tonturas. Vc saberia me dizer se as taxas elevadas podem ser sintomaticas em algumas pessoas? Obrigada!!!
    Livia

    • BigDog disse:

      Nem idéia, Lívia. Não sou médico, portanto nem deveria dar palpite. Pergunte para o seu especialista, com certeza ele explicará toda a situação.

  27. Cleber disse:

    Obrigado a todos pelas idéias, este é um mal silencioso que nos ataca e quando percebemos já está muito alto.
    Os comentários foram muito importante para ajudar a mudar a dieta e fazer exercícios físicos..Isto é, se ninguém aí morreu… brincadeira..
    Comecei sentido muita tontura, fui tratando achando que era labirintite, e quando saiu o resultado dos meus exames vi que era esses triglicérides que estava altíssimo, e agora estou na luta para baixar para 150, cortei alimentos gordurosos, frituras, doces, massas e investi em frutas, saladas, carnes brancas e exercícios físicos..
    Em breve postarei o resultado..
    Que Deus nos ajude…!!

  28. Erica oliveira disse:

    Estou tomando o lipidil a uma semana e estou sentindo dormência na lingua e no lado esquerdo normal quero saber se é efeito do remédio ou se posso voltar no médico de novo!!! Obrigado!!

    • BigDog disse:

      Como já referido em mais de uma oportunidade, não somos médicos, não fazemos a menor idéia se os sintomas descritos são normais. Procure seu médico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s