Desânimo e falta de esperança…

Publicado: 07/06/2007 por Wolfarth em Nem fodendo..., Tosco Futebol Clube

Ultimamente ando me decepcionando com o futebol.Os times vencedores, no últimos 5 anos, aproximadamente, não são os mais técnicos. Não são aqueles times que apresentam bons números durante a campanha em disputas eliminatórias. Os times campeões têm sido aqueles que jogam duro, que dispensam a técnica.

Como toda regra permite, talvez a exceção tenha sido o Inter Campeão da América de 2006. Aquele time tinha jogadores pegadores, mas também tinha grande técnica. Era o chamado time “clássico”.

Para ilustrar o que estou afirmando, trago alguns números do clube naquela Libertadores: 14 jogos, com 8 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota; 24 gols a favor, 10 gols contra; saldo de 14 gols positivos (ótima média de 1 gol por jogo, de vantagem).

Indiscutivelmente, uma campanha com todos os méritos de um time campeão, que sempre suplantou seus adversários na fase eliminatória com, pelo menos, um gol de vantagem, não necessitando de disputa por pênaltis ou do famigerado “gol fora que vale dobrado”. Enfim, o Inter foi campeão da Libertadores de 2006 porque foi o melhor time em todos os aspectos.

Voltamos ao presente, mais precisamente para Libertadores de 2007. O nosso maior adversário atinge a finalíssima da copa aos “trancos e barrancos”. Nem os próprios tricolores e seus sórdidos pijamas ousam discordar dessa constatação.

Os números até o presente momento (semifinais) falam por si só: 12 jogos, com 6 vitórias, 1 empate e 5 derrotas; 11 gols a favor, 10 gols contra; saldo de gols de 1 mísero gol positivo. Para enfatizar ainda mais, duas das três classificações dos bananas vieram por critérios de desempate pouco honrosos: disputa por pênaltis (contra o Defensor Sporting) e pelo gol qualificado marcado fora de casa (contra o Santos).

Tudo bem. Muitos podem dizer que isso é um apego excessivo aos números e às circunstâncias inerentes à disputa. Mas eu gosto de estatísticas e acredito que elas dizem muito sobre desempenho de times em campeonatos. Enquanto o Inter havia feito 69% de aproveitamento dos pontos na Libertadores de 2006 (que se levado ao Campeonato Brasileiro por pontos corridos significaria aproveitamento de time campeão), o arquiinimigo tem aproveitamento de 52,7% (que somente possibilitaria brigar pelo 5º ou 6º lugar no Brasileirão).

Sem dúvida, há méritos na campanha do vizinho. Afinal, estão eliminando os adversários com as armas que possuem e com amparo no regulamento da competição. Mas, sinceramente, não se trata de um bom time. É apenas uma equipe razoável, que aposta tudo nos jogos disputados em seu estádio e que anda apanhando ”igual a burro” nos jogos longe de Porto Alegre: Caxias 3 x 0 – Tolima 1 x 0 – Cúcuta Dep. 3 x 1 – São Paulo 1 x 0 – Defensor Sporting 2 x 0 – Paraná 3 x 0 – Botafogo 3 x 0 – Santos 3 x 1.

Além das 8 fracassos acima, os azuis tiveram mais dois no Gauchão (contra Esportivo e Brasil de Pelotas), totalizando 10 derrotas até o presente momento (07/06/2007). Respeitadas as diferenças entre os momentos das equipes, o Inter apresenta 11 derrotas no ano. Apenas uma a mais, considerando jogos oficiais.

Entretanto, tudo isso começa a me deixar confuso, porque os números me dizem uma coisa (que o time deles não anda tão bem assim) e o campo diz outra (eles estão chegando exatamente aonde querem).

Por isso, eu admito: está sendo difícil até secar os pangarés! Quando um time tem competência no comando, preparação física e sorte, chega longe. O título da Libertadores da América de 2007 já é dos gremistas. O confronto final é puramente protocolar contra o Boca Juniors.

Só que para ganhar o Mundial de Clubes não vai ser tão simples assim. Até porque não vão jogar contra o Milan no chiqueirão!

Anúncios
comentários
  1. BigDog disse:

    Alemão, muito cedo para jogar a toalha! E dá-lhe Boca!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s