Recomeço

Publicado: 19/04/2007 por Wolfarth em Nem fodendo..., Tosco Futebol Clube

Fazia algum tempo que eu não falava sobre o Inter. Simplesmente não havia motivo algum para escrever, principalmente por causa da ausência de jogos do Inter no período. Nós até vencemos o Emelec por 2 a 1 no Equador na semana passada, mas a vitória apenas representou uma falsa esperança.

A certeza que tenho é que, depois do empate em 0 x 0 com o Vélez Sarsfield no Beira-Rio, passamos a depender de outros resultados, e tal situação no futebol é mera sobrevivência. E isso não serve.

Apesar de termos feito a nossa parte, vencendo as duas últimas partidas na base da pressão, a eliminação na Libertadores da América era um fato esperado. Não que tenha ocorrido fiasco. Longe disso. Ficamos fora pelo critério de saldo de gols. Ou seja: as derrotas foram contundentes e as vitórias foram magras. Faltaram gols.

O mesmo vale para o Gauchão, pois fomos desclassificados pelo Veranópolis também pelo saldo de gols (apesar de algumas derrotas vexatórios no campeonato).

Critérios, como o saldo de gols, são decisivos e fazem parte da regra das competições de futebol. Mas não há justificativa para duas eliminações em fases classificatórias por termos um ataque precário.

O grupo atual do Inter não tem gás. É isso! Há algo de previsível no comportamento dos jogadores colorados. Eles não sentem o gosto de sangue na boca. Não há cheiro de pólvora no Beira-Rio. Tudo parece muito mormacento, muito calmo. E isso é fatal no futebol.

A experiência ensina que a mobilização por objetivos claros é essencial para que um grupo de atletas torne-se vitorioso. E como fazer isso com um time recém Campeão da América e do Mundo quando não há um alvo a ser atingido no Beira-Rio?

Abel Braga, Giovanni Luigi e Vitório Piffero não impuseram desafios aos jogadores rubros, não renovaram o plantel, não motivaram suficientemente o grupo a ponto de convencê-los a repetir a senda de vitórias do ano passado e sequer conseguem justificar a reviravolta de qualidade que acometeu o time. A sensação é de que houve um desmanche motivacional. Tudo muito previsível.

O fato é que o atual Campeão do Mundo fez sua pior campanha na história do Gauchão, finalizando em 7º lugar e com saldo negativo, algo inédito em se tratando de dupla Gre-Nal.

Também é fato que o detentor do título de Campeão da América, desde 1960, jamais havia sido eliminado na Primeira Fase da competição, em que pese o fato de, até alguns anos atrás, os campeões começarem a disputa somente nas fases decisivas.

Nenhum colorado pode ficar satisfeito com tais campanhas. Mas eu quero deixar registrado que o fato de o Inter ter sido eliminado ainda na “manhã” dos campeonatos que disputou pode ter seu lado positivo.

Como exemplo, utilizo o próprio Inter de 2006, quando conseguiu motivação extra depois de ser vice-campeão gaúcho mesmo sem ter perdido para “eles” na final. Depois disso, a Libertadores foi uma obsessão dos atletas colorados e o objetivo foi alcançado com extremo denodo e contornos épicos.

Espero que em 2007 o Inter encare o Brasileirão da mesma forma que a Libertadores de 2006. Temos que acreditar, porque só nos resta isso. É a nossa bóia da salvação.

Por derradeiro, terminado o jogo com o Nacional, ouvi Fernandão tentando ponderar situações e atacando o calendário a que os grandes clubes são submetidos pela FGF e pela CBF. Justificou que o fato de ter de jogar quarta e domingo é prejudicial para o futebol brasileiro. Eu não acho que isso seja um óbice. Mas os jogadores devem saber sobre isso muito melhor do que eu. É duro, mas temos que admitir que estamos com uma indesejada folga no calendário. Tomara que os treinamentos sejam intensos.

Creio que pior não vai ficar.

Anúncios
comentários
  1. BigDog disse:

    Amém maiúsculo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s