Os bons tempos estão de volta…parcialmente!

Publicado: 15/04/2007 por Crânio em Fórmula 1

Sou um ferrenho crítico à atual falta de competitividade e total previsibilidade da fórmula 1. Nos últimos dez anos, salvo nos campeonatos de 2003 e 2005, tivemos que nos acostumar a ver corridas previsíveis, sem emoção. E também aguentar nosso piloto-mor Rubens Barrichello (aquele em melhores condições técnicas) apresentar desempenho abaixo das expectativas “globais”, em contra-partida aos passeios dominicais de Michael Schumacher.

Até já tracei algumas linhas aqui neste blog sobre os movimentos que a F1 faz na direção contrária à competitividade, tais como excesso de testes, excesso de grana envolvida, e outros pontos que não vou citar para não tornar-me mais chato e repetitivo ainda!

A terceira etapa do campeonato mundial de F1, que aconteceu neste domingo (15.04) apresentou uma luz no fim do túnel para os amantes deste esporte. Alguns sites até fizeram comentários pouco elogiosos à corrida, dizendo que foi sonolenta, sem emoção, que a ordem de largada quase foi repetida na chegada, mas olhando-se a corrida volta-a-volta e o resultado após a bandeira quadriculada, vemos sinais de competitividade no horizonte.

A corrida apresentou vários momentos de emoção sim, onde ocorreram várias ultrapassagens (muito acima da média de ultrapassagens de anos anteriores), além de brigas por posições no pelotão intermediário.

Como itens de análise para chegar à esta conclusão, posso citar que Nico Rosberg, mesmo chegando em 10º lugar, estava na mesma volta do vencedor. Isto mostra que o desempenho dele foi apenas 1,7% inferior ao primeiro colocado. Também o fato do penúltimo colocado, Christijan Albers (Spyker, 14º colocado), chegar à apenas 2 voltas do líder mostra que há um indício de equalização de desempenhos entre os carros.

Esta equalização também pode ser vista várias vezes durante a corrida, com os 5 primeiras aparecendo na mesma “foto” quando estavam nas retas do circuito barenita.

As brigas e ultrapassagens foram inúmeras no pelotão intermediário, mas deve-se ressaltar a incrível corrida de David Coulthard. Ele largou em 21º e chegou a ocupar a 7º posição antes de ocorrer a quebra do eixo traseiro. E muitas posições foram ganhas na pista, com belas ultrapassagens. Acho que a Red Bull finalmente vai ganhar asas!

A ultrapassagem de Heidfeld sobre Alonso, ganhando o quarto posto, foi outro dos pontos altos da corrida. Aproximação lenta e uma única tentativa de ultrapassagem, no miolo do circuito e não no final das longas retas (lugares óbvios para ultrapassagens). Ah, e ultrapassagem “por fora” da curva, na parte muito suja da pista, para dar mais status!

E quem disser que Felipe Massa e Lewis Hamilton fizeram meros passeios, estão enganados. Até o primeiro pit-stop, os dois andaram muito próximos (apenas 2 segundos de diferença), o que gera uma tensão constante, em piloto e espectador! Massa inclusive cometeu pequenos erros neste momento. Após a primeira rodada de pit-stops, as Mclarens perderam desempenho, o que aliviou a pressão sobre Massa. Mas na parte final da corrida, Hamilton voltou a aproximar-se e terminou a corrida menos de 3″ atrás do brasileiro. Não houve tentativas de ultrapassagens, apenas corridas “cerebrais” de Hamilton e Raikonen, esperando erros dos adversários. Com aquele calor (42º C na pista) as chances de erro são grandes; e também estavam poupando um pouco seus propulsores, pois terão que utilizá-los no próximo GP.

Felipe Massa largou em primeiro e terminou em primeiro. Ótimo, ele precisava deste resultado. Mais do que o Inter vencer o Nacional por 3 gols ou mais, Massa só tinha este resultado possível para esta etapa, ou daria adeus à luta pelo título. Agora ele pode pensar novamente em campeonato.

O chato é ter que escutar aquela musiquinha no final da corrida!

BigDog, coloque aquela música do ELP (Fanfare for the commom man) na rádio Abric, para lembrar dos bons tempos da fórmula 1, que podem estar voltando. E também para lembrar que existe música-tema melhor para a F1.

Anúncios
comentários
  1. BigDog disse:

    Cara, os picaretas do site que hospeda as músicas não permitem mais contas gratuitas, só pagando dez doletas por ano… Acho que vou mudar a senha e passar para vocês, assim todo mundo pode acessar e colocar o que quiser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s