O horror, o horror…

Publicado: 17/01/2007 por BigDog em Isto é Brasil..., Não há o que não haja!

Quando saiu a notícia sobre o famoso vídeo da Cicarelli pescando enguia na beira da praia, fui dar uma olhada – como todo mundo – para ver do que se tratava. Não achei nada demais, um deslize da modelo/atriz/apresentadora/barraqueira, mas que certamente seria esquecido com o passar do tempo. Perplexo com a alegada ingenuidade da apresentadora, que certamente não teria como ignorar que, sendo ela uma pessoa pública, ex-mulher de um dos jogadores mais famosos do mundo e, portanto, alvo constante dos papparazzi onde quer que vá, dificilmente uma, digamos, sessão mais acalorada de carinhos com o namorado na beira da praia passaria despercebida, assisti ao vídeo diversas vezes em busca de um detalhe que denunciasse algo mais do que um vídeo amador filmado à sorrelfa por um inescrupuloso repórter (papparazzi é reporter??? É assim que se escreve??? Pessoal da comunicação, alguém???). E, quase que instintivamente, conclui que havia uma enorme chance de toda essa história ser uma grande jogada de marketing, uma forma de auto-promoção da nossa – sejamos francos – já decadente beldade. Observe o quadro abaixo e me diga se o casal apaixonado não está nitidamente olhando para a câmera.

Motivos para tal decadência não faltam. O casamento relâmpago com Ronaldinho (que, diga-se de passagem, jamais se recuperou do baque e claramente “caiu no copo”) foi motivo de piada no mundo inteiro, tendo gerado comentários descaradamente agressivos, como o cálculo do custo fodal unitário, ou seja, o valor pago pelo atacante para cada um dos, digamos, embates de alcova do casal (R$ 67.620,00!!!), feito pelo Marcelo Madureira do Casseta e Planeta. Vale lembrar que polêmica é o que não falta na vida da moça, a maioria destinada a criar curiosidade sobre ela, como a famigerada história dos seis dedos.

A pá de cal, para mim, veio quando li esta matéria na Carta Capital. Para quem estranha uma matéria sobre a modelo em um veículo respeitado, a própria entrevistada – depois de ter sido esclarecido enfaticamente pela revista que o contato para dar a entrevista partiu da assessoria de imprensa da apresentadora – explica que:

É uma curiosidade minha ver como a Carta Capital trataria esse assunto. Acho bacana ser analisada pela ótica da Carta, que, com certeza, não é a da Quem. Você não vai perguntar quem me deu esse relógio. Do mesmo jeito que tem gente mesquinha, tem revista mesquinha. Acho também que você não vai dizer que eu sou alguém que as mulheres invejam e os homens desejam. Péssima essa frase, não?

No entanto, como ninguém pode levar nada assim muito a sério, a repórter da Carta Capital não perdoa e escreve:

Despachada, sorriso largo, Daniella parece disposta a falar. A busca por CartaCapital faz parte de uma estratégia que, na publicidade, se chama de “reposicionamento de marca”. Depois do tumultuado casamento relâmpago com Ronaldo, Daniella perdeu a graça para as revistas de celebridades e viu os contratos publicitários escassearem. Seu propósito, agora, é investir na carreira de apresentadora de tevê e mostrar que nem só de beleza é feita.

Ou seja, uma clara e desesperada tentativa de se manter sob os holofotes. Por isso, se já acreditava que estamos diante de um dos maiores e mais polêmicos casos de marketing viral da história, agora tenho plena certeza que tudo isto não passa de mais uma das muitas estratégias elaboradas pela nossa ilustre celebridade para continuar em evidência. O problema é que desta vez o tiro saiu pela culatra, e o evidente desespero em tirar o vídeo do ar – incluindo-se aí, mentiras deslavadas – só denuncia um colossal erro de estratégia. Por isso, no quesito “ganhar dinheiro com putaria“, sou muito mais a Gretchen! E não se fala mais nisto!

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